Galeria de fotos de Faiões

Uncategorized

Faiões no Google Earth

Uma visão totalmente diferente de Faiões.

 

Uma visão de satélite!

 

@jomel - www.jomel.home.sapo.pt 

Uncategorized

Vila Verde da Raia já tem página web

A aldeia fronteiriça de Vila Verde da Raia, já tem página web para todos os que queiram conhecer, um pouco mais sobre esta povoação, deixo aqui o link para o site:

www.vilaverdedaraia.com

ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog

Uncategorized

Faiões na Guerra da Restauração

Deixo aqui, um pequeno excerto do excelente texto, que podem ver na integra no seguinte link:
 


 


” j) Por meados de 1666, sendo então comandante de armas da província Diogo Brito Coutinho, deu-se a segunda incursão do general Pantoja no território, agora pela fronteira de Montalegre. Previamente informado da acção, o general Brito Coutinho determina a recolha de populações e gados mais para o interior, pelo que os espanhóis encontram inesperado vazio. Pantoja entra efectivamente em 11 de Julho, incendeia aquela vila e dirige-se sobre Chaves, que atinge a 13, dois dias depois. O encontro com as tropas portuguesas dá-se nas imediações da fortaleza com muitas baixas de parte a parte, mas os espanhóis não conseguem nela penetrar.
Já muito desfalcado de efectivos, o general espanhol retira sobre a fronteira pelo vale do rio Tâmega na direcção de Monte Rey, atacando de passagem as povoações de Faiões e Santo Estevam, cujas diminutas guarnições se defendem arduamente, em especial a última. Após reorganização das suas forças, volta-se para leste, escorrega ao longo da fronteira e, em 17 de Julho, põe cerco à praça de Vinhais. Não consegue também, no entanto, entrar na vila, graças á valentia dos seus moradores, homens e mulheres, como se descreverá no parágrafo seguinte.”

 
ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog
Uncategorized

Álbum de fotos de Faiões

O Faiões.Blog recebeu por e-mail um link, para visualizar um álbum de fotos enviado por Maria Clara Pereira Anes Azevedo, álbum esse visitei com muito gosto, pois vim a verificar que continha belas fotos do “centro histórico de Faiões”. Deixo então aqui para todos os que nos visitem o referido link, espero que gostem. As fotos pelo que pude perceber são da autoria da ” Ema ” confesso que desconheço quem seja, talvez pelos locais onde foram tiradas alguém possa saber.

Álbum de fotos de Faiões - Chaves

ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog

Uncategorized

121 instituições lutam pela Urgência em Chaves

O movimento de indignação criado pelas forças políticas locais flavienses face à possibilidade da Urgência do Hospital de Chaves vir a ser desqualificada para básica tem novos associados.

Numa iniciativa sem paralelo, pelo menos recentemente, 121 instituições (incluindo órgãos autárquicos eleitos, juntas, câmaras e Assembleia Municipal) uniram-se contra a eventual despromoção das urgências, prevista no estudo final elaborado pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação da Rede de Urgências. E já começaram a batalha. Além de terem elaborado e enviado ao primeiro-ministro, José Sócrates, e ao presidente da República, Cavaco Silva, entre outros responsáveis políticos do país, um documento onde “repudiam de forma categórica a proposta de requalificação da urgência do hospital”, já têm agendada uma mega-concentração para Chaves. A manifestação deverá acontecer na próxima quarta-feira entre as 10 horas e as 13 horas.

Aliás, ao que o JN conseguiu apurar, a mobilização da população deverá começar já nos próximos dias, com a distribuição de panfletos para convocar o maior número de pessoas possível.

No documento enviado a José Sócrates e a Cavaco Silva, o movimento enumerou os argumentos a favor da manutenção da Urgência e, por outro lado, apontou os “erros de palmatória” existentes no relatório final produzido pela comissão, com destaque para o facto de o estudo considerar que o Hospital de Chaves serve apenas o concelho flaviense (cerca de 44 mil pessoas), quando a unidade de saúde também é usada por milhares de habitantes de outros concelhos vizinhos do Alto Tâmega (mais de 80 mil utentes). A “omissão” de que Chaves e o Alto Tâmega constituem um Pólo Turístico Relevante é outro “defeito” apontado.

A favor da manutenção da actual Urgência, acrescentaram também o argumento de que a sua desclassificação põem em causa, por causa das “deficitária” rede viária interconcelhia, um principio básico defendido no âmbito da reforma, ou seja, que qualquer cidadão fique a 45 minutos de um serviço de urgência médico-cirúrgica. Se a Urgência for desclassificada, as populações das aldeias mais distantes de Chaves, Montalegre e Valpaços poderão ficarão a cerca de uma hora e meia.

Margarida Luzio

Uncategorized

Resultados do Referendo ao Aborto

Depois de contados os votos das 4260 freguesias do país, os resultados obtidos foram os seguintes:

O Sim com 59,2% de votos

O Não com 40,8% de votos

Registou-se uma abstenção de 56,4%

ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog

 

Uncategorized

O referendo ao aborto

Fonte

Fonte

O referendo ao aborto

O uso do poder da imagem!!!

Vivemos na sociedade do visual, da arte de saber chamar a atenção pelas imagens e neste referendo, tal como em tudo em que se pretenda captar a atenção de um público para consumir uma coisa ou uma ideia, esse poder que tem a imagem é usado até há exaustão.
Nesta campanha de ambos os lados, não se descurou esse poder e é usado a todos os momentos, seja em cartazes, seja na televisão, seja neste cada vez mais poderoso mundo da internet, que está repleta de imagens sobre o assunto. Como disse e repito de ambos os lados, quer do sim, quer do não, as imagens multiplicam-se numa tentativa quase que desesperada para convencer o “Zé povinho”. Mas pergunto-me eu, até que ponto esta forma de espectáculo visual que tenta impingir nos outros uma ideia repleta de valores e decisões tão pessoais, não será ao mesmo tempo uma imoralidade de quem tanto defende a moralidade?
Não deveria antes, este referendo ser uma questão para cada qual tentar obter uma resposta por si só? Tentando informar-se o máximo possível é claro, coisa que hoje em dia está ao alcance de qualquer um.
Haverá a necessidade de partidos e movimentos que se dizem cívicos, quer do sim, quer do não, gastar milhares de euros numa campanha que pouco nos informa?
Talvez pretendam antes nos influenciar do que informar, basta olhar para qualquer cartaz desses movimentos ditos cívicos, para ver que a mensagem que se tenta transmitir é de influencia de ideias e valores e não de informação sobre o que realmente está em causa.
Quer se queira quer não, estamos a falar dum flagelo da sociedade.

Não seria melhor usar pelo lado do “não” todo o dinheiro gasto em publicidade nesta campanha, para apoiarem as tais mães que dizem e tanta questão fazem em afirmar que têm apoiado até agora?
Pelo lado do “sim” não seria melhor apoiarem financeiramente as deslocações a Espanha, para que aí quem quiser abortar o faça em condições de segurança?
Valores muito altos têm de estar por detrás de quem apoia estas campanhas milionárias, só assim se percebe o desespero e a necessidade de recorrer a publicidade o mais imoral possível, para defender ambas as ideias.
Não estará o “referendo da moralidade” repleto de interesses económicos? Deixo a questão para vocês………
ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog

Uncategorized

Referendo ao aborto

Devido ao elevado número de comentários feitos no antigo blog, achei por bem tentar que a discussão fosse prolongada aqui no novo blog, todos os comentários feitos até agora podem ser vistos aqui.

A campanha para o referendo começa no próximo dia 30 de Janeiro, mas a discussão pública pode começar já aqui . O Faiões.Blog disponibiliza este espaço para que nos diga o que pensa sobre esta consulta popular, marcada para 11 de Fevereiro, se pretende ir votar e em que sentido, se concorda com a pergunta proposta aos portugueses. Aproveite este espaço para dar voz á sua opinião….
Deixo aqui dois argumentos um de apoio outro de desagrado.
Pelo sim:
Pelo não:
ASS: Rogério Coelho

Comentários no antigo Faiões.Blog

1 - Os meus sinceros parabéns pelo trabalho que fizeram sobre o aborto. Assim as pessoas podem ficar mais esclarecidas, partilhar a sua opinião e debater o problema que tem dado alguma polémica no nosso país pelo sim ou não a despenalização do aborto.
Eu pessoalmente sou da opinião que se deve votar NÃO, já existem leis para o aborto e porque altera-las?
Vamos todos ouvir bem as palavras do prof. Marcelo Rebelo de Sousa e reflectir sobre elas, pois ele tem toda a razão.
Vamos deixar de ser hipócritas e votar NÃO no dito referendo de 11 de Fevereiro de 2007.
(Comentar)

Escrito por: Pedro Rodrigues em 2007/01/23 - 22:40:25

2 - Só mais um pequeno paragrafo, nos dias de hoje só engravida quem quer, é que nos hospitais dão contraceptivos e também estão ao alcance de qualquer um em farmácia e ate em supermercado.
Será melhor ir a um hospital buscar um preservativo ou pílula, ou ir a uma clínica para abortar????
Fica a questão.
(Comentar)

Escrito por: Pedro Rodrigues em 2007/01/23 - 22:49:07
Respostas a este comentário 8

3 - Que diferença faz o referendo?
Pois que tem a intenção de abortar vai continuar a faze-lo.Se ganhar o não fica tuda na mesma, se ganhar o sim igual fica, pois os ricos vão contínuar a ir para fora do País e pagar boas clínicas para ninguém saber nem andar nas bocas do povo, os pobres vão continuar no clandestino porque se recorrerem ao Hospital o vizinho, o tio, o pai etc ficam a saber e têm medo das represálias e da discriminação.
Este tema é muito delicado, para se andar a impor referendos.
Agora pergunto eu quantas pessoas dizem Sim e vão votar Não para estar de acordo com o seu meio,quantas há que anda a fazer campanha pelo Não e votam Sim para agradar as gregos e troianos e ficarem bem vistos pela sociedade?
Para quem leu o livro de Miguel Sousa Tavares “Equador” pode ver o porque deste título. Pois eu também dou a minha opinião.Equador é um retrato brilhante da sociedade que traça um paralelo entre os ricos e os pobres. Esta é a sociedade em que vivemos.

(Comentar)

Escrito por: Anónimo em 2007/01/24 - 00:39:54

4 - Eu no dia 11 de Fevereiro vou votar NÂO, porque não consigo entender várias coisas.
1 - A partir do momento da gestação há ou não vida humana?
2 - Está ou não em perigo a espécie humana? Não estará em vias de extição?.
Está a fazer-se um viaduto enorme na zona de Vila Pouca de Aguiar par preservar a vida dos lobos. Para o homem liberaliza-se o aborto. Não se faz uma estrada em Vimioso porque por em risco uma espécie de ratos (rato Cabrera). Não se faz a barragem do Sabor porque põe em causa a sobrevivência de uma cegonha que até o guarda-rios nunca viu. Acelera-se a exterminazação da espécie humana desta e doutras formas.
Se acham que o litoral está superlotado, não nos tirem serviços de primordial importância no interior. Estou a pensar nas maternidades que, pelos vistos, terão que passar a ser abortórios.
Lembremo-nos das crianças que andavam nas escolas das nossas aldeias há cerca de trinta anos e vemos as escolas que já fecharam por falta de matéria prima (as crianças).
Há dias, uma senhora que em tempos fez um aborto, dizia-me que não voltaria a fazer tal coisa porque ficou marcada para toda a vida, mas que defendia a qualidade de vida. Quem me garante que, se um casal tiver dois filhos tem mais qualidade de vida do que se tiver três? Nós somos sete irmãos, pobres, mas muito felizes. Se os meus pais tivessem optado por abortos em série e tivéssemos ficado, por exemplo, os dois mais velhos como é que seriamos mais felizes e teríamos mais qualidade de vida?
Vou votar NÃO porque sou a favor da vida. (Comentar)

Escrito por: J. Pereira em 2007/01/24 - 12:49:18

5 - este governo é realmente ridículo….. vou votar Não e estas são as razo~es porque vou votar não neste referendo.. A lei actual já permite o aborto em casos excepcionais…. A mulher pode abortar quando seja víolada e engravide….. Se a gravidez puser em risco a vida da mãe ou da criança, tambem pode abortar.. Tambem se se provar que a criança irá nascer com deficiencias profundas…. Eu sei o que elas querem, corrê-los a todos, experimentar se der para o errado, abortam. O governo não tem dinheiro para manter maternidades em funcionamento e fecha-as, e tem dinheiro para construir clínicas privadas onde se fazem abortos.. è completamente ridiculo.. Depois os contribuintes que paguem. Isso é que era doce.. Se faz favor, sejam coerentes e votem NÃO. (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/01/25 - 17:51:02
Respostas a este comentário 6

6 - protesto, Boa Noite!
Eu concordo com quase tudo o que é dito aqui, mas acham que é melhor lerem-se noticias de recem nascidos colocados num qualquer contentor do lixo????!!
É preferivel vermos crianças retiradas aos pais por maus tratos??
É preferivel as instituições de acolhimento cheias de crianças “não desejadas”????!!!!
Por isto e por outras situações de maior gravidade é preferivel o SIM na despenalização do aborto, não?! (Comentar)

Escrito por: carla em 2007/02/04 - 22:12:11 em resposta a:5

7 - Voto NÃO! porque sou forçado a votar nas circunstâncias em que fui/fomos colocados. Mas, para mim, a vida não se referenda: AMA-SE; PROTEGE-SE; APOIOA-SE. E o que estamos a fazer é a banalizá-la como se nos pertencesse.Nem a nossa é nossa, quanto mais a de “alguém” que ainda não tem voz para defender-se e para defendê-la. Pobre sociedade esta que não encontra, e só não encontra por que não procura, uma forma para debelar essa chaga que é o aborto. Para mim, infelizmente, os homens estão a demitir-se de um papel de solidariedade e de responsabilidade que é pessoal e intransmissível na realização de um projecto que só pode entender-se a dois. Dizer que compete unicamente à mulher o arbítreo da decisão, significa fragilizá-la e dá razão ao SIM quando se diz que o aborto é muitas vezes forçado pelo companheiro. Ambos, mãe e pai, deverão assumir todas as consequências. DEIXO AQUI PARA QUEM QUISER CONSULTAR (http://manuel-j-teixeira.spaces.live.com) tudo o que tenho vindo a escrever sobre esta matéria e sobre outras que agitam e interessam à nossa sociedade. Embora o nosso Primeiro Ministro, numa atitude que me parece pouco curial, a raiar as fronteiras de “o que disse está dito!”, há muita coisa a melhorar mesmo que o NÃO ganhe, como disso estou convencido.Este nosso País precisa de VIDA, muita VIDA e não de morte. (Comentar)

Escrito por: Manuel Teixeira em 2007/02/04 - 23:27:41

8 - Parabéns…. és um dos sortudos que nunca apanhou a porcaria de um perservatido furado.
Já agora, conheço duas crianças que nasceram graças aos 1% dos casos em que a pilula não funciona…
Métodos contaceptivos verdadeiramente eficazes não existem, para que se saiba, até a laqueação das trompas não é 100% segura. (Comentar)

Escrito por: Rita em 2007/02/05 - 14:43:22 em resposta a:2

9 - Sim pelo direito à opção.
Sim, porque a gravidez deve ser planeada e desejada.
Sim, porque os métodos contaceptivos também falham.
Sim, porque ninguém tem o direito de obrigar uma mulher a levar até ao fim uma gravidez que não deseja.
Ninguém pergunta se acham que o estado deve pagar o aborto, apenas se pergunta se deve ser despenalizado.
E principalmente, Sim pelo fim da hipocrisia…. abortos sempre se fizeram e vão continuar a fazer-se…. quem pode pagar vai a Espanha, quem não pode…. sujeita-se ás condições desumanas, sujeita-se a morrer, sujeita-se a ser incriminada e julgada, apenas pq não quiz ser mãe.
A maternidade é um direito, não uma obrigação. (Comentar)

Escrito por: Rita em 2007/02/05 - 14:44:17

10 - A pergunta do referendo é tendenciosa e revela ser feita por amadores. A hipocrisia reside naqueles que com a capa de despenalização das “coitadas” das mulheres que “estão obrigadas” a praticar “interrupção voluntária da Gravidez” (ocultando a palavra ABORTO) querem de facto liberalizar o aborto baseia-se numa cultura de irresponsabilidade e de profunda ausência de noção da necessidade de defender um dos princípios mais valiosos que é a defesa da vida. Alguns destes defensores do sim são destacados membros da sociedade. Alguns são médicos que querem ganhar protagonismo. Quem sabe se alguns não irão ganhar muito mais “off line” pelo facto de emitirem pareceres favoráveis e eventualmente ilegais sobre o tempo forjado de algumas gravidezes avançada se fazerem passar pelas 10 semanas. Se querem sexo livre, façam-no mas assumas as consequências. Hoje existem tantos meios contraceptivos que só não evita a gravidez que não tem qualquer responsabilidade ou informação. Sou adepto que as mulheres que façam abortos a pedido sejam forçadas pela sociedade a fazer a laqueação de trompas! O problema de abortos de repetição a pedido terminaria e a possibilidade de aproveitamento clandestino de alguns! Rui (Comentar)

Escrito por: Rui em 2007/02/05 - 15:35:18

11 - voxex defendem k ate as dez semanas se por exemplo uma mulher nao tiver possibilidades de ter um filho k aborte.. ok… agora vai uma kestao pa voxex… se uma mulher tem possibilidades, tem o filho mas de um dia para o outro fica sem possibilidades para sustentar o filho como se faz?? mata-se é??? e as dez semanas e um dia a mulher vai presa???? (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/05 - 16:54:19

12 - * mata-se o filho é? (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/05 - 16:55:01

13 - vou pagar eu com os meus impostos, os abortos?? (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/05 - 16:56:07

14 - liberalizaxao?? lol, bem por esse kaminho um dia destes as drogas livres tambem serao liberalizadas (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/05 - 16:56:54

15 - * drogas leves (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/05 - 16:57:57

16 - Então abortar não é deitar uma criança no caixote do lixo, ou o tratamento de resíduos hospitalares é diferente? (Comentar)

Escrito por: J. Pereira em 2007/02/06 - 11:05:16 em resposta a:6

17 - A esse pessoal que vota no NÃO: Imaginem bem esta situação.
A vossa filha tem 19 anos, anda na faculdade. Na idade da maluqueira, vai para as festas da queima das fitas e apanha uma grande bebedeira. Faz sexo com um tipo qualquer, nem sabe bem de que escola é ele… no dia seguinte nem se lembra muito bem o que se passou na ultima noite. Engravidou. Duvido que muitos de vocês não apoiassem o aborto se soubessem disso (o que os amigos iam dizer? a família? e que seria do seu futuro?)
E do caso que ela abortasse e que viesse a ser presa… Com que lata iria visitá-la sabendo que votou não?
Imagine que isto acontecesse com a vossa filha. Haveria muitas mais histórias para contar, este é só um exemplo. (Comentar)

Escrito por: susana em 2007/02/06 - 18:46:42

 

18 - Como vivemos num mundo de hipocrisia, é fácil dizer que se vota NÃO, difícil é assumir o SIM. O facto de votarmos a favor da despenalização do aborto, não obriga a que o mesmo se pratique! por isso a hipocrisia fica salvaguardada!Como aqueles que vão votar Não, NUNCA fizeram um aborto, NEM O FARÃO!,deixem que os outros sejam honestos. (Comentar)

Escrito por: Rosa em 2007/02/07 - 17:33:44

19 - Pelo que posso verificar hà algumas meninas deste país que têm consciência do que se passa na realidade dos nossos jovens, é engraçado que os comentários a favor do não sejam maioritariamente do sexo masculino, será que estes jovens têm a noção de que eles contribuem em 50% para a necessidade de haver interrupções voluntárias da gravidez? Algum de vós já pensou como reagiria a uma situação como a descrita pela Susana? Na vida nem tudo é Branco ou Negro! (Comentar)

Escrito por: Rosa em 2007/02/07 - 17:42:39

20 - po coment 17.. se bem sabes ha a pilula do dia seguinte senao assume a gravidez k é o dever dela…. po coment 19…. se os homens contribuem em 50 por cento entao tb deviam ter o poder de escolha de a mulher poder fazer o aborto ou nao.. se votarem sim as mulheres decidem livremente.. e os homens??? o engraxado é k eu consigo responder a todas as kestoes e voxex nao……. pk?? (Comentar)

Escrito por: protesto em 2007/02/08 - 18:26:57

21 - no meu ponto de vista acho que as pessoas do não estão a ser um pouco hipocritas…vou ser sincera…encontro-me actualmente numa posiçao k m esta a deixar maluka…como todas as pessoas adultas sou uma rapariga que toma todas as medidas pa não engravidar porque estudo ao mesmo tempo que trabalho e porque tambem sei que ainda nao estou prepararada pa ser mãe nem o meu companheiro esta…este mes do nada a menstruação faltoume….sei que tomei as medidas necessarias..então como isto é possivel??ainda não sei se estou ou não gravida…só sei que ando super enervada e em todos os centros de saude que vou mandam-me esperar….eu acho que uma mulher não deve abortar sempre que keira,e deve ter responsablidade sobre o que fax mas xateiame as pessoas k dixem k agora é k vamos deixar de ter cuidados para não acontecer…eu tive cuidados e agora????se tiver gravida ainda nao sei o k vou faxer….infelizmente se estiver gravida de certeza que nao vou ter o bebe porke ainda vivo dependente da minha familia e um dia que tenha o meu bebe keru poderlhe dar tudo….vou recorreo ao que?? a espanha para ter condições???ou a uns famosos comprimidos que nos podem matar??? so keru dixer k tomar a decisao de abortar não é nada facil pois ja vivi exe drama perto de mim e ir a clinicas clandestinas piora em muito a situaçao porke nos sentimos umas criminosas….num pais onde se dix k ha liberdade condenar as mulheres nao sera errado? (Comentar)

Escrito por: sofia em 2007/02/08 - 19:38:19

22 - Tenho uma amiga com 40 anos que nunca conseguiu engravidar. Já
fez vários tratamentos, fertilizações, etc e sempre sem sucesso.
Numa discussão acesa sobre o aborto, do qual ela é absolutamente
contra e eu absolutamente a favor, cheguei á triste conclusão da razão
que leva alguns portugueses a votarem contra o aborto ou em defesa
da vida , da liberdade ou o que quer que lhe queiram chamar:
A HIPOCRISIA!!!
Passo a explicar:
Ao justificar a sua opinião, a minha querida amiga, argumentava que
não estava para pagar ás outras mulheres para fazerem abortos,
quando ela não conseguia sequer engravidar! Ao que eu argumentei,
inteligentemente, achei eu, que só voltaria a discutir este assunto com
ela, no dia em que ela tivesse a generosidade de adoptar uma criança.
Bem, a sua resposta foi, “Não vou ficar com o lixo que os outros
deitam fora!“… Ficaram chocados?! Eu também fiquei! Mas não por
muito tempo… Resolvi dissecar as palavras da minha amiga.
Ela tinha toda a razão! Era o que mais faltava, a coitada ter que ficar
com o lixo dos outros! Verdade? Não é nada ético pensar assim, pois não? Pois não!
Mas agora raciocinem comigo. Não são os portugueses os maiores
defensores do embrião, do feto, da vida?! Não é tão estranho, então,
que haja crianças em instituições, abandonadas, com fome, sem
alguém que as ame incondicionalmente?
Então, quando saem da barriguinha da mãe, já não são vidas a
proteger?
Pois…uma criança dá trabalho, não é? Vamos pedir a esses senhores
e senhoras por favor que dividam, dinheiro, afecto e tempo, com essas
vidas que eles lutaram tanto para preservar! Ou será que agora que
estão fora da barriguinha das mamãs, já são só mesmo, o lixo que os
outros deitam fora?

Sandra Mendonça
mailto:sandrinhamm@gmail.com

(Comentar)

Escrito por: sandra mendonça em 2007/02/09 - 12:49:47

23 - - para o comentário 20 - Se não leu com atenção a minha história, volte a ler. Ela não sabe quem é o rapaz, o rapaz teria tantas responsabilidades quanto ela, mas nunca assumiria a gravidez porque simplesmente nunca teria conhecimento dela. Pois é, as mulheres é que nunca podem fugir. Quanto à escolha para poder abortar, só esta história já dava uma boa razão para o homem nao poder escolher.. Nos casos em que sabem, não me venha dizer que não há uma discussão entre o casal para chegarem a um consenso! Além disso eu bem vejo que entre um pai solteiro estudante e uma mãe solteira estudante quem se prejudica mais.. Vocês homens não carregam a gravidez por 9 meses nem dão de mamar, não venham cá com histórias.
Mas o senhor deve ser um exemplo de uma pessoa que nunca errou na vida! Que uma coisa destas nunca aconteça a nenhum dos seus queridos chegados! (Comentar)

Escrito por: SUSANA em 2007/02/09 - 15:04:32

24 - Mais uma coisa: e essa é dirigida a todos os homens: lá porque agora existe a pílula do dia seguinte, isso não é razão para que deixem de usar o preservativo! No caso de não o saberem, a pílula do dia seguinte, além de custar quase 10 euros, tem uma carga explosiva hormonal sobre a mulher sendo prejudicial para a sua saúde! Não é para ser usada habitualmente como contraceptivo.
“se bem sabes ha a pilula do dia seguinte senao assume a gravidez k é o dever dela” - eu não percebo muito bem esta ideia do dever dela. Eu acredito que o dever dela é acabar o curso superior com distinção, o dever dela é pensar na construção da sua carreira para o seu próprio bem e o bem do país, o dever dela é segurar financeiramente a sua vida para que quando se sentir verdadeiramente pronta, possa ter 3, 4 ou mais filhos e dando-lhes a todos boas condições. O dever dela é ser feliz. O dever dela é escolher. (Comentar)

Escrito por: SUSANA em 2007/02/09 - 15:46:17

 

 

Uncategorized

BARROCO, João

João Barroco, nasceu na freguesia de Faiões, do concelho de Chaves. Em Março de 1809, quando as tropas francesas invadiram a vila de Chaves, instalando se em situações estratégicas dos arredores, os domínios deste Flaviense foram ocupados por alguns daqueles militares. Entraram em casa e quiseram tomar conta de tudo, nomeadamente daquilo que era mais valioso. Ele muniu se da foice de limpar as oliveiras, matando os intrusos, num total de seis, segundo reza a história. João Barroco, escondeu se, entretanto, no arvoredo da povoação. Quando o comando francês soube do que se passara, deu ordens para arrasar a povoação. Só que os invasores dirigiramse para Samaiões, porque confundiram com Faiões. Foi então que um oficial português, com grande influência junto do inimigo, conseguiu demonstrar que nada se tinha passado em Samaiões e que aquilo que só um fizera não podia ser pago pela povoação inteira. O invasor acabou por render se aos argumentos. E João Barroco, passados que foram aqueles dias de perturbação, regressou a casa. Como prova da sua façanha, alistou se, a seguir, nas forças peninsulares que perseguiram os franceses até para além dos Pireneus. A Câmara de Chaves consagrou a coragem deste seu ilustre Filho na toponímia urbana.

In i volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte

Fonte

ASS: Rogério Coelho
©2007 Faiões.Blog

Uncategorized